Análise das Teorias das Relações Humanas e da Burocracia no Filme
“Diabo veste Prada”
O Diabo veste Prada é uma comédia romântica, muito
leve e primaveril, o filme ideal para ver num domingo á tarde. Conta com as
participações de Meryl Streep e Anne Hathaway, foi realizado por David Frankel
e baseado no livro de Lauren Weisberger também com o mesmo nome.
A história é simples, Andrea Sachs (Anne Hathaway), é uma
jovem recém licenciada que procura um trabalho num jornal onde realmente possa
escrever, no entanto até conseguir prestigio para tal, candidata-se a um
lugar de assistente numa revista de moda, e é aqui
que se vai desenrolar toda a ação. A revista de moda é a Runway, e o trabalho
em questão será para trabalhar diretamente com uma das mulheres mais poderosas
no mundo da moda, Miranda Priestly (Meryl Streep).
Miranda é uma mulher poderosa, que abusa dos seus trabalhadores,
que, aliás, morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram
moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar
como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus
desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos eles. Andrea é a moça que
nunca iria trabalhar para a Runway, uma vez que a nível de moda o seu estilo é
muito próprio, mas contrariando tudo e todos, a sinceridade e modéstia de
Andrea levaram-na diretamente ao mundo da moda.
Andrea com o tempo, e como era de esperar, torna-se cheia de estilo e
vestida conforme o cargo e o local onde trabalha, para inveja de muitos.
Torna-se o braço direito de Miranda, segue-a para todo o lado, mas aqui aparece
o reverso da medalha, Andrea começa a descuidar da sua vida pessoal, a não dar
atenção ao seu namorado, aos seus amigos, e a deixar de lado valores que para
ela já foram filosofias de vida. E é então no topo da sua carreira na Runway
que Andrea vai ter de escolher os caminhos que a vão orientar dali para frente,
ou segue os seus desejos antigos ou transforma-se numa mulher fria, sozinha,
uma futura Miranda.
Com base no
filme e nos conceitos das Teorias de Relações Humanas e da Burocracia
discutidos em sala de aula, responda as questões abaixo:
- A psicologia industrial se propõe a estudar o
comportamento humano no trabalho, considerando como inseparáveis e complementares
os aspectos produtivo e pessoal. No filme como se observa o comportamento
de Andrea na revista de moda?
- Explique o que aconteceu com o comportamento
de Andrea depois que foi trabalhar na revista de moda, com base nas
conclusões da experiência de Hawthorne.
- Qual o estilo de liderança de Miranda?
Justifique. No filme, como Miranda motivou Andrea para mudar o seu
comportamento?
- Quais eram os usos e costumes, tradições,
ideais e normas sociais das pessoas que trabalhavam na revista de moda?
- Descreva como era a organização formal da
revista de moda? Quais os cargos mais importantes?
- A seleção da revista é por qualificação
técnica? E as promoções são por méritos? Justifique com base na teoria da
Burocracia.
- Nenhuma estrutura ou
organização sobrevive sem resultados, até mesmos as filantrópicas tem que
dar resultados, nem que sejam outros resultados filantrópicos. Caso
contrário, no mínimo, perde a credibilidade. Em sua opinião, a estrutura
da revista no filme é eficiente e/ou eficaz? Justifique.
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