quarta-feira, 3 de abril de 2013

Atividade em sala de aula - Filme Diabo veste Prada


Análise das Teorias das Relações Humanas e da Burocracia no Filme
 “Diabo veste Prada”

 O Diabo veste Prada é uma comédia romântica, muito leve e primaveril, o filme ideal para ver num domingo á tarde. Conta com as participações de Meryl Streep e Anne Hathaway, foi realizado por David Frankel e baseado no livro de Lauren Weisberger também com o mesmo nome.
A história é simples, Andrea Sachs (Anne Hathaway), é uma jovem recém licenciada que procura um trabalho num jornal onde realmente possa escrever, no entanto até conseguir prestigio para tal, candidata-se a um lugar de assistente numa revista de moda, e é aqui que se vai desenrolar toda a ação. A revista de moda é a Runway, e o trabalho em questão será para trabalhar diretamente com uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly (Meryl Streep).
Miranda é uma mulher poderosa, que abusa dos seus trabalhadores, que, aliás, morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos eles. Andrea é a moça que nunca iria trabalhar para a Runway, uma vez que a nível de moda o seu estilo é muito próprio, mas contrariando tudo e todos, a sinceridade e modéstia de Andrea levaram-na diretamente ao mundo da moda.
Andrea com o tempo, e como era de esperar, torna-se cheia de estilo e vestida conforme o cargo e o local onde trabalha, para inveja de muitos. Torna-se o braço direito de Miranda, segue-a para todo o lado, mas aqui aparece o reverso da medalha, Andrea começa a descuidar da sua vida pessoal, a não dar atenção ao seu namorado, aos seus amigos, e a deixar de lado valores que para ela já foram filosofias de vida. E é então no topo da sua carreira na Runway que Andrea vai ter de escolher os caminhos que a vão orientar dali para frente, ou segue os seus desejos antigos ou transforma-se numa mulher fria, sozinha, uma futura Miranda.

Com base no filme e nos conceitos das Teorias de Relações Humanas e da Burocracia discutidos em sala de aula, responda as questões abaixo:

  1. A psicologia industrial se propõe a estudar o comportamento humano no trabalho, considerando como inseparáveis e complementares os aspectos produtivo e pessoal. No filme como se observa o comportamento de Andrea na revista de moda?
  2. Explique o que aconteceu com o comportamento de Andrea depois que foi trabalhar na revista de moda, com base nas conclusões da experiência de Hawthorne.
  3. Qual o estilo de liderança de Miranda? Justifique. No filme, como Miranda motivou Andrea para mudar o seu comportamento?
  4. Quais eram os usos e costumes, tradições, ideais e normas sociais das pessoas que trabalhavam na revista de moda?
  5. Descreva como era a organização formal da revista de moda? Quais os cargos mais importantes?
  6. A seleção da revista é por qualificação técnica? E as promoções são por méritos? Justifique com base na teoria da Burocracia.
  7. Nenhuma estrutura ou organização sobrevive sem resultados, até mesmos as filantrópicas tem que dar resultados, nem que sejam outros resultados filantrópicos. Caso contrário, no mínimo, perde a credibilidade. Em sua opinião, a estrutura da revista no filme é eficiente e/ou eficaz? Justifique.

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