terça-feira, 11 de agosto de 2009

Estudos de Caso

– As respostas deverão ser devidamente justificadas; conforme a teoria discutida em sala de aula, de forma objetiva, clara e concisa.
1. Como empresária, Celeste Aguiar considera-se uma mulher bem-sucedida. Sua empresa, a Santa Chuva, fabricante de sombrinhas, alcança excelentes resultados financeiros e alta lucratividade. Contudo, Celeste nota que o ambiente interno de sua empresa é frio, inamistoso e negativo. O clima é pesado e agressivo. Quando passa por entre os colaboradores, Celeste percebe que não é bem recebida. Afinal, qual é o problema? E como pode ser resolvido.

2. Carlos Siqueira é gerente do Departamento de Vendas da Vero S.A. Dirige cerca de 50 vendedores, dois assessores de vendas e dois auxiliares internos de apoio. Em recente reunião da diretoria, Carlos foi incumbido de aumentar em 12% as vendas da empresa no decorrer do ano. A meta é ambiciosa e o seu principal desafio é saber como motivar a equipe e canalizar os esforços para o alcance da meta estabelecida. Em sua mesa de trabalho, Carlos está analisando como deve agir. Como você procederia nessa situação? Justifique sua afirmação.

3. Sem dúvida, era o maior desafio que Elis tinha pela sua frente. Ao assumir a direção da Tristesse S.A., necessitava definir qual seria o seu padrão pessoal de liderança. Queria ser durona para poder enfrentar o pessoal da área industrial, mas ao mesmo tempo queria ser razoável com o pessoal de marketing. Como você procederia nessa situação? Justifique sua afirmação.

4. Regina Drumonnd foi nomeada para substituir o antigo presidente da JJ Albano está à frente a uma situação muito delicada, deve efetuar uma renovação organizacional. Ela sabe que não será fácil que não será fácil migrar de uma cultura retrógrada e conservadora para uma mentalidade aberta e participativa. O corpo gerencial e operacional não está acostumado com mudanças e muito menos com participação no processo decisorial. Como você procederia nessa situação? Justifique sua afirmação.
5. Em uma organização muito grande as mudanças custam muito a acontecer, pois a estrutura, cultura e pessoas estão organizadas para manter e conservar seu status quo. Para implementar mais rapidamente as mudanças na Excelsa, Júlio Verne decidiu criar equipes multifuncionais para analisar e tratar os problemas interdepartamentais, como a definição de objetivos, planejamento das mudanças, coordenação, etc. Júlio quer manter a estrutura atual e mudar a cultura através de trabalhos de equipes. Se você fosse Júlio o que faria? Justifique sua resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário